Hamilton vence na Hungria e assume a liderança do Mundial de Fórmula 1

hamilton divulgação canada

Foto: Divulgação

Lewis Hamilton surpreendeu e obteve a sua quinta vitória na temporada no GP da Hungria, ocorrido neste domingo (24), no circuito de Hungaroring. O piloto da Mercedes ultrapassou Nico Rosberg logo na largada e continuou na ponta até a última volta da prova húngara. Com isso, Hamilton assume a ponta da tabela do Mundial de Pilotos com 192 pontos, seis a mais do que Rosberg que é o novo vice-líder com 186.

Já Daniel Ricciardo confirmou que a Red Bull Racing (RBR) continua forte no campeonato. Mesmo com a diferença de 22 segundos para as Mercedes, o condutor taurino terminou o GP da Hungria na terceira colocação. O australiano conseguiu chegar ao pódio após se defender incansavelmente dos ataques da Ferrari de Sebastian Vettel, que finalizou na quarta colocação.

A quinta colocação ficou nas mãos de Max Verstappen, que também desempenhou uma forte batalha contra a Ferrari de Kimi Raikkonen com direito a toque na traseira, nos momentos finais do GP da Hungria. Outro destaque da corrida executada em Hungaroring foi a McLaren-Honda de Fernando Alonso, que pontuou com a sétima colocação.

Fechando o top-10, tivemos a Scuderia Toro Rosso (STR) de Carlos Sainz Jr que terminou em oitavo. A Williams de Valtteri Bottas foi o nono e Nico Hulkenberg pontuou para a Force India com a décima colocação. Já os brasileiros não tiveram sorte no GP da Hungria. Em corrida de altos e baixos, Felipe Nasr conquistou a 17º posição com a Sauber. Já Felipe Massa não saiu do 18º lugar.

A definição do grid do GP da Hungria aconteceu a partir da volta 42. Lewis Hamilton fez a sua segunda parada e trocou os pneus macios pelos supermacios. Daniel Ricciardo já tinha desempenhado a sua segunda troca de composto uma volta antes do que Hamilton.  O australiano colocou o pneumático macio para continuar na corrida até o fim da prova. Sebastian Vettel também mudou para o macio. E Nico Rosberg teve problemas na execução da mudança de pneus.

Jolyon Palmer foi protagonista de uma bela escapada na volta 48. O piloto da Renault perdeu a traseira do seu RS16 e quase rodou na área de escape do circuito de Hungaroring. Com isso, o condutor britânico perdeu posições, caindo do 11º para o 13º lugar.

Nos momentos finais do GP da Hungria, tivemos uma disputa entre Hamilton e Rosberg. Como última tentativa de superar o seu companheiro de equipe, o condutor alemão mudou a configuração do seu W07 Hybrid e adotou uma postura mais agressiva. Mas, a frieza do atual tricampeão mundial foi o suficiente para sacramentar a sua quinta vitória neste campeonato e a liderança do campeonato. Além disso, o piloto da Mercedes se tornou o maior vencedor na pista de Hungaroring, superando Michael Schumacher e adquirindo o seu quinto troféu na pista de Budapeste.

A melhor volta foi a de Raikkonen feita em 1min:23,086 à 189,822 km/h.

Apesar da situação favorável de Lewis Hamilton, o inglês terá uma parada duríssima no próximo fim de semana, quando tentará se manter na ponta do campeonato. Nico Rosberg irá correr em casa e deverá contar com o apoio da torcida alemã, já que o circuito de Hockenheim é o próximo destino da Fórmula 1.

Mundial de F1 ficou assim:
1 Hamilton 192
2 Rosberg 186
3 Ricciardo 115
4 Raikkonen 114
5 Vettel 110
6 Verstappen 100

Confira a classificação completa do Grande Prêmio da Hungria:

1: Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)

2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes)

3: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull)

4: Sebastian Vettel (ALE/Ferrari)

5: Max Verstappen (HOL/Red Bull)

6: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)

7: Fernando Alonso (ESP/McLaren)

8: Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso)

9: Valtteri Bottas (FIN/Williams)

10: Nico Hulkenberg (ALE/Force India)

11: Sergio Perez (MEX/Force India)

12: Jolyon Palmer (GBR/Renaut)

13: Esteban Gutierrez (MEX/Haas)

14: Romain Grosjean (FRA/Haas)

15: Kevin Magnussen (DIN/Renault)

16: Daniil Kavyat (RUS/Toro Rosso)

17: Felipe Nasr (BRA/Sauber)

18: Felipe Massa (BRA/Williams)

19: Pascal Wehrlein (ALE/Manor)

20: Marcus Ericsson (SUE/Sauber)

21: Rio Haryanto (IND/Manor)

Não completou

Jenson Button (GBR/McLaren)

Por Luiz Morelo para o site Jogo em Pauta (www.jogoempauta.com)

Deixe um comentário